O Modelo EFM de Educação é de autoria de Ernesto Puglia Neto, Fábio Rogério Candido e Márcio Cortez Maya Garcia, e apresenta uma opção Cívico-Militar e outra Cívico-Cidadã i , destinadas a alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais (do 1º ao 5º e do 6º ao 9º ano), e ensino médio (1º ao 3º ano), com o propósito de proporcionar educação integral com máxima excelência aos alunos, compreendendo sua saúde física e psíquica, bem como os aspectos cognitivos, éticos, morais, afetivos e sociais.
Modelo EFM
Ele é implantado em parceria com a DEFENDA PM EDUCACIONAL, entidade para a qual os autores cederam gratuitamente o uso dos direitos autorais do Modelo.
O Modelo, em qualquer uma das opções, busca aliar o currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro de um processo pedagógico rigoroso e de qualidade, além da adoção de práticas cívicas, voltadas à formação do cidadão com base em valores e princípios sólidos e preparação do aluno para os estudos superiores e o mercado de trabalho.
Mais que um simples modelo de escola no qual a disciplina e o respeito são desenvolvidos e exigidos, o Modelo EFM de Educação propõe uma educação integral, que busca não só a excelência da formação intelectual, mas, como mencionado, o desenvolvimento, complementarmente, de atitudes que fortaleçam e amplifiquem os conhecimentos adquiridos, impulsionando o seu emprego em prol do bem comum e da sociedade, tudo calcado na ética e em valores e princípios muito bem definidos.
Por meio de atividades curriculares e extracurriculares, o Modelo EFM de Educação visa a capacitar o discente para assumir o protagonismo de seu próprio futuro, bem como de se portar como um influenciador positivo da sociedade que o cerca. Para isso, o aluno será estimulado a desenvolver as competências necessárias, exigindo-se dele liderança, iniciativa, flexibilidade e excelência em tudo que fizer, respeitando-se as diversas linhas pedagógicas e o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular.
Com ferramentas inovadoras e exclusivas de acompanhamento da conduta do discente, todas as suas atitudes são avaliadas. O Modelo EFM de Educação visa a desenvolver três características fundamentais para o sucesso de qualquer indivíduo: a disciplina, como hábito; o protagonismo, com responsabilidade de ação; e a formação cidadã, como caminho para o bem comum.
Para o funcionamento da escola, o Modelo oferece o Regimento Interno (RI), documento que regula as atividades e a organização pedagógico-administrativa e disciplinar das Instituições Públicas ou Privadas de Ensino Parceiras (IPEP) que, mediante contrato de parceria ou termo de colaboração, firmado junto à DEFENDA PM EDUCACIONAL, aderirem ao nosso Modelo.
Para isso, preconiza-se a adoção de um regime escolar em período integral, com alimentação na escola, sendo o período matutino destinado às matérias curriculares previstas na BNCC e o vespertino às matérias extracurriculares, reforço de estudos e práticas cívicas.
Para desenvolver as três características anteriormente citadas, o Modelo EFM de Educação conta com três diferenciais exclusivos:
1) a Cadeia de Liderança: que se baseia em sistemas de liderança existentes em Academias Militares, como a Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), tendo sido adaptada para o ambiente escolar. É por meio da Cadeia de Liderança que o protagonismo do aluno é estimulado e a sua responsabilidade desenvolvida. A Cadeia de Liderança pode ser retratada como uma estrutura que perpassa o corpo docente, o discente, os funcionários da escola e até mesmo a família, envolvendo a todos no objetivo de formação. É a Cadeia de Liderança que propicia que as mensagens enviadas aos alunos se tornem uníssonas, potencializando a formação e a internalização dos princípios e valores cultuados.
2) as Normas de Conduta do Corpo Discente: que estabelecem as condutas esperadas de cada aluno, orientando-o como deve agir e prevendo tanto méritos – concedidos para atitudes positivas praticadas pelo discente – quanto deméritos – aplicados em função da prática de condutas ou omissões não aceitas dentro do ambiente escolar. Aí está a principal diferença entre o Modelo EFM de Educação e os demais modelos existentes: o nosso Modelo se pauta no desenvolvimento dos bons hábitos e não somente na correção daqueles indesejados, fazendo, dessa forma, com que a disciplina deixe de ser um fardo a ser carregado pelo jovem e passe a ser uma aliada na busca de seus objetivos. A prática constante dos atos meritórios e virtuosos tornar-se-á um hábito que o aluno disciplinado carregará pelo resto da vida.
3) a disciplina Liderança Cidadã: uma matéria extracurricular específica e exclusiva do Modelo EFM de Educação que fornece aos alunos as competências necessárias ao exercício de sua plenitude como cidadão, alçando-o ao papel de agente de mudança na sociedade que o cerca. Aliando-se as matérias curriculares previstas na Base Nacional Comum Curricular e a complementação trazida pela matéria Liderança Cidadã, direciona-se o jovem aluno no caminho do bem comum. A disciplina está dividida em 3 unidades temáticas: Ordem Unida; Liderança e Planejamento Pessoal; e Civismo e Cidadania.
Esses três diferenciais tornam o Modelo EFM de Educação totalmente inclusivo, evitando o bullying e a violência escolar.
Para aplicar as ferramentas no dia a dia da escola, o Modelo EFM de Educação prevê a existência de um Corpo Cívico composto, preferencialmente, por militares inativos devidamente selecionados, por suas habilidades, e capacitados para trabalhar em cooperação com o corpo pedagógico da escola, de forma a disseminar os ensinamentos cívico, atuar como monitores junto aos alunos e ministrar a matéria Liderança Cidadã.
Toda a parte pedagógica é desenvolvida pelos profissionais formados para esse mister, diretores e coordenadores pedagógicos, e as aulas curriculares são ministradas por professores selecionados com base em sua expertise.
As primeiras unidades de Colégios Cívico-Militares que utilizam o Modelo EFM de Educação começaram a funcionar em 2022, em parceria com entidades privadas e, em 2023, houve uma parceria com o poder público municipal.
A partir de 2024, os colégios que adotam o Modelo EFM de Educação, por conta da parceria com a DEFENDA PM EDUCACIONAL, passaram a ter a possiblidade de que seus alunos frequentem o Instituto Militar do Novo México (www.nmmi.edu) em condições muito especiais, propiciando-se, assim, uma possibilidade de intercâmbio internacional ímpar para os discentes do Modelo.
Saiba, a seguir, quais documentos são necessários para que o Modelo EFM de Educação seja implantado em sua escola:
Documentação básica exigida pela Secretaria de Educação (Delegacia Regional de Ensino)
Requerimento do mantenedor, contendo:
1) Razão Social da Entidade Mantenedora, endereço completo da sede e respectivo CNPJ;
2) nome da Escola e endereço completo;
3) data prevista para início das atividades, considerando o prazo de 120 dias a contar da data do protocolo na Diretoria de Ensino;
4) curso(s) pretendido(s).
Relatório da Instituição Mantenedora, contendo:
1) Documentos do Diretor de Escola:
2) Documentos do Secretário de Escola;
3) Prova das Condições Legais de Ocupação do Prédio;
4) Prova de Natureza Jurídica da Entidade Mantenedora;
5) Termo de Responsabilidade.
Regimento Escolar (a EP DESENVOLVIMENTO, por meio de parceria com a DEFENDA PM EDUCACIONAL, auxiliará na elaboração deste documento, visto que ele é a base do funcionamento do nosso Modelo).
Proposta Pedagógica (a EP DESENVOLVIMENTO, por meio de parceria com a DEFENDA PM EDUCACIONAL, auxiliará na elaboração deste documento, para que haja consonância entre a Proposta Pedagógica e o Regimento Interno).
A EP DESENVOLVIMENTO por meio da parceria com a DEFENDA PM EDUCACIONAL poderá, caso haja interesse, prestar assessoria para a elaboração da documentação acima exposta, ou indicar pessoa especializada que possa prestar essa assessoria, visto que as exigências são técnicas e podem inviabilizar uma eventual implantação pelo não atendimento das normas.
Para entes públicos, alguns dos documentos acima não serão necessários, porém, recomenda-se que sejam realizadas audiências públicas para ampla discussão sobre o tema e que eventual contratação obedeça ao previsto no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) – Lei 13.019/14, que estabelece, entre outras regras, a realização de Chamamento Público e o estabelecimento de um Termo de Colaboração entre as partes (no caso específico, entre o município e a DEFENDA PM EDUCACIONAL).
Para mais informações, inclusive de como se dá a relação entre a mantenedora, a DEFENDA PM e a EP DESENVOLVIMENTO HUMANO, entre em contato pelo endereço eletrônico: contato@epdesenvolvimento.com.br.
_________________________________________________________________________
i o Modelo EFM de Educação Cívico-Militar está registrado junto à Biblioteca Nacional sob número 850.853 e na Câmara Brasileira do Livro com o ISBN 978-65-00-61499-2; já o Modelo EFM de Educação Cívico-Cidadã está registrado à Câmara Brasileira do Livro com o ISBN 978- 65-00-89199-7. Ambos são de autoria de Ernesto Puglia Neto, Fábio Rogério Candido e Márcio Cortez Maya Garcia.
Cursos em Destaque
Modelo EFM
